Tipos mais comuns de cabos de vídeo

14 de fevereiro de 2019 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Tipos mais comuns de cabos de vídeo

Você já deve ter percebido que existem diversos tipos diferentes de cabos de vídeo. Cada um tem suas particularidades e conhecê-las é uma boa ideia, seja para assistir um filme com melhor qualidade ou para transferir seus vídeos entre equipamentos diferentes com maior agilidade. E aqui separamos os tipos mais comuns de cabos de vídeo para você conhecer.

RCA ou Vídeo Composto

Esse é o cabo mais comum e mais usado em equipamentos de vídeo e de áudio. Também é conhecido como Vídeo Composto, pois transmite tanto o sinal de vídeo quanto o de áudio, em frequências baixas ou altas, em sinal analógico, o que fez com que esse cabo se tornasse muito popular no mundo todo. O nome RCA vem de Radio Corporation of America, a empresa que o criou em meados dos anos 40. O RCA é muito utilizado em televisores, aparelhos de som, DVD players, computadores, projetores e amplificadores. Os plugs geralmente têm 3 cores, e o padrão internacional define o amarelo para vídeo, vermelho para o canal direito de áudio e branco para o canal esquerdo.

Vídeo Componente

Esse cabo é uma evolução do RCA, pois ao invés de ter três plugs, nele temos cinco por padrão, sendo dois para o sinal de vídeo, um para a luminância e mais dois para o áudio. O sinal também é analógico. O uso do Vídeo Componente também é o mesmo do RCA.

VGA

Criado pela IBM nos anos 80, o VGA significa Video Graphics Array, ou Matriz de Gráficos de Vídeo. Entre os cabos de vídeo, o VGA é amplamente utilizado para ligar um computador ao monitor. E com a chegada dos modelos atuais de televisão, com telas de plasma, LED e outras novas tecnologias, elas passaram a ter uma entrada para o plug do VGA, que é conhecida como D-Sub.

DVI

O DVI, sigla para Digital Visual Interface, que em português significa Interface Visual Digital, surgiu no final da década de 90 com o objetivo de melhorar a qualidade na transmissão de imagens, principalmente por causa do aumento doscomputadores para uso doméstico. Isso fez com que o DVI se tornasse muito popular entre os cabos de vídeo.

HDMI

O cabo High-Definition Multimedia Interface, ou Interface Multimídia de Alta Definição, surgiu em 2003 e até hoje é o melhor cabo para transmissão de áudio e vídeo, sendo muito popular para jogar vídeo-game ou para assistir filmes, por causa da alta resolução que ele oferece em imagens. Uma característica interessante do HDMI é que ele consegue transmitir áudio e vídeo em um único cabo, o que torna a transferência mais prática.

DisplayPort

O DisplayPort foi lançado em 2006, como um concorrente do HDMI. Esse cabo também tem uso digital e uma de suas vantagens é que mesmo com um cabo longo, com até 3 metros, consegue transmitir o sinal de vídeo em alta resolução e velocidade. Em 2008, a resolução chegava a 2560×1600 pixels, e hoje existe um projeto do DisplayPort para a tecnologia 4K.

Agora que você conhece os principais tipos de cabos de vídeo e suas diferenças, fica mais fácil saber qual você deve usar em cada situação. Evocê pode acompanhar os artigos da Sparflex sobre áudio e vídeo no nosso blog. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação