Como melhorar suas vendas de cabos para automação industrial

3 de maio de 2018 por na categoria Revenda com 2 e 0
Home > Blog > Revenda > Como melhorar suas vendas de cabos para automação industrial

As revendas de cabos para automação industrial podem ser aumentadas com a utilização de algumas técnicas recentes criadas pelo Marketing Digital que estão sendo aplicadas também no setor de vendas, dando ótimos resultados com pouco investimento financeiro.

Neste post discutiremos algumas das mais relevantes técnicas e suas principais aplicações na área de automação industrial.

Criação de Persona

Uma das principais características de uma campanha de Marketing Digital de sucesso é a definição do Público-alvo. Com o passar do tempo, os profissionais de vendas e marketing foram aperfeiçoando as técnicas que definiam o cliente ideal da campanha, acrescentando características mais avançadas e complexas. Foi assim que o conceito de Persona foi criado.

Quando criada, a Persona abrange muitas características, dando uma profundidade maior para o público-alvo, o que possibilita a criação de conteúdos e utilização de linguagem específica para o seu consumidor ideal.

Para criação da Persona é necessário definir as características a seguir:

Nível de formação e pretensões de carreira – Esta informação ajudará o profissional de vendas a identificar quais as principais maneiras de abordar a Persona, caracterizando quais suas principais necessidades e o motivo de sua procura por determinado serviço ou produto.

Hábitos – O que sua Persona faz no tempo livre? Ela gosta de viajar ou é mais caseira? Este tipo de informação permite a criação de conteúdo indireto.

Idade, sexo, nome – Idade e sexo são dados já comuns para definição do público-alvo, mas o nome humaniza sua Persona. Além disso ajuda a equipe de marketing a fazer campanhas específicas para cada uma das Personas que sua empresa pretende atingir.

Crie uma narrativa – Como a criação da Persona leva em consideração dados reais combinados com o “feeling” que a empresa tem com relação ao cliente ideal, é interessante criar uma narrativa. Descreva o cotidiano da Persona, quanto tempo por dia ela passa no trabalho, quais suas principais motivações, o que ela faz quando chega em casa e quais locais ela frequenta além do trabalho.

Com estas informações fica mais fácil segmentar seus conteúdos e conversar com o seu consumidor ideal.

Exemplo de Persona – Joana tem 35 anos, é vendedora de cabos para automação industrial. Pretende fazer um curso superior, mas não sabe exatamente qual área seria ideal para quem trabalha com vendas. Almeja um cargo de gerência em uma das lojas de sua rede. Em seu tempo livre ela gosta de aproveitar para curtir sua família. Pretende fazer uma viagem longa em suas próximas férias.

No exemplo anterior, podemos perceber que a Persona da Joana é complexa e que existem diversos conteúdos que seriam interessantes para ela. Por exemplo: “melhor curso superior para vendedores” ou ainda “melhores destinos para viagem em família”. Assim é possível conversas melhor com o público-alvo, criando conteúdos mais abrangentes e aumentando a empatia dele por sua empresa.

Uso de CRM para automação industrial

Outra dica importante é a “Gestão do Relacionamento com Cliente” ou como é chamado em inglês “Costumer Relationship Management” também conhecido pela sigla CRM.

O CRM consiste em atender seu cliente de maneira personalizada. Conhecer necessidades específicas que só ele tem. Criando este tipo de vínculo com o cliente ele vai ter mais empatia por sua empresa, fazendo com que ele se lembre de seu atendimento e não procure concorrentes e até mesmo evite outras opções de compra.

Para a criação de um CRM é importante que o vendedor conheça muito bem seu cliente, não apenas as informações pessoais básicas, mas principalmente o que ele espera de seu produto e seus hábitos de consumo.

A ideia do CRM é registrar toda interação entre você e seus clientes, criando um banco de dados de seus hábitos de consumo. Existem programas próprios para CRM, mas utilizando uma simples planilha ou uma agenda é possível anotar temas importantes do atendimento, até mesmo assuntos que seu cliente goste de tratar enquanto está fazendo a compra.

Como o setor de revenda para automação industrial é mais restrito, o vendedor pode manter um registro ainda mais completo de seus principais clientes, com informações relacionadas ao tipo de produto que cada um utiliza, para qual finalidade e periodicidade das compras.

Acompanhe nosso blog e conheça mais dicas para aumentar suas vendas de cabos para o setor de automação industrial e outros produtos!

Conheça tudo o que a Sparflex oferece para sua revenda: https://www.sparflex.com.br/lojistas/

2 comentários

  • Andrey
    on 4 de junho de 2018 Responder

    Adorei, parabéns pelas dicas.

    • Autor
      Sparflex Fios e Cabos Especiais
      on 7 de maio de 2019 Responder

      Olá, Andrey. Nós é que agradecemos pelo seu comentário! Continue lendo nossos artigos. Abraços!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação