Cabos especiais: entenda o que são

5 de novembro de 2017 por na categoria Institucional com 0 e 1
Home > Blog > Institucional > Cabos especiais: entenda o que são

Em uma explicação rápida e simples, um cabo especial é desenvolvido para atender necessidades especiais. Eles são diferentes dos modelos de cabos padronizados, que são fabricados seguindo algumas características preexistentes, como por exemplo um cabo coaxial usado em linhas telefônicas, ou um USB para transmitir dados entre um celular e um computador, que têm medidas e materiais sempre iguais, que os tornam padronizados. Mas no caso dos cabos especiais, eles são fabricados fora de padrões convencionais, para que fiquem adequados a projetos específicos diferentes do normal. Dessa forma, podemos entender que um cabo especial também pode ser chamado de cabo sob demanda.

Diversas empresas que fazem desenvolvimento de produtos utilizam cabos especiais por causa de seus projetos serem diferenciados, o que exige componentes e características diferentes que um cabo padronizado não vai conseguir atender. Imagine um painel de comando de máquinas em uma indústria, por exemplo. Esse painel vai precisar de cabos com características específicas, como bitolas maiores ou menores, materiais e formas de blindagens, quantidade de saídas para comunicação, metragem, etc. Tudo isso faz com que o cabo fique adequado ao projeto e faça seu trabalho dentro do painel deste exemplo.

Seguindo esta linha de pensamento, um cabo especial sempre vai ser construído de acordo com um determinado projeto, para que o produto final fique em conformidade e tenha seu funcionamento perfeito. E para isso entra a equipe de engenheiros. Vamos ver mais um exemplo de como a Sparflex desenvolve um cabo especial.

Uma empresa está desenvolvendo um novo modelo de elevador. Ela precisa de cabos para utilizar no painel de comunicação, aquele que tem os botões que as pessoas usam para ir de um andar para outro. Primeiro essa empresa desenvolve o projeto, com todas as características necessárias, e então o passa para a equipe de engenheiros da Sparflex. Com o projeto em mãos, os nossos engenheiros vão estuda-lo para entender todas as características, fazer diversas análises para ter certeza que as especificações passadas estejam corretas e então criar um projeto do cabo em si. Depois, vem a parte de desenvolvimento do cabo, e neste momento vamos verificar os materiais a serem usados e seus dimensionamentos, fazer os ajustes em nossas máquinas e gerar uma primeira versão do cabo. Em seguida vem a parte de testes, que são feitos em nosso laboratório. São diversos testes para saber se o cabo estará apto para ter o seu funcionamento adequado e se ele se encaixa no projeto do cliente, como resistência a temperaturas altas e baixas, tração, carga elétrica, envergadura e outros que sejam necessários. Depois do teste o cabo é enviado para o cliente que está fabricando o elevador, para que ele também faça seus próprios testes, de modo a garantir que ele servirá dentro do seu projeto. Estando tudo em ordem, o cabo é então fabricado pela equipe de produção.

O desenvolvimento de cabos especiais é uma tarefa importante, pois assim aumenta a oferta de opções de componentes para empresas e profissionais que trabalham com projetos e desenvolvimento de produtos, seja para criar algo novo ou para favorecer um já existente através de melhorias.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação