5 problemas comuns que acontecem com cabos de áudio

7 de setembro de 2017 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > 5 problemas comuns que acontecem com cabos de áudio

Como em qualquer peça do equipamento de áudio, os cabos também podem apresentar alguns problemas. A boa notícia é que eles são fáceis de se resolver.

 

Já passou pela terrível situação de quando a gente vai usar algum equipamento de áudio e ele não funciona? Sim, problemas acontecem e pode ser com qualquer parte do equipamento, seja instrumento, amplificador, microfone, mesa de som, etc. Em alguns casos pode ser apenas uma questão de manutenção ou, em outros casos piores, ter mesmo que trocar o equipamento se ele estiver quebrado e sem possibilidade de conserto! E no caso específico de cabos, existem 5 problemas comuns que podem acontecer com quem trabalha com áudio. Dá um conferida para garantir que no próximo ensaio ou show esses problemas não aconteçam de novo!

Cabo quebrado

Esse é o problema mais fácil de se resolver. Primeiro (e mais lógico) tenha certeza que o seu equipamento está ligado. Depois, se plugar o cabo e não sair nenhum som do equipamento, pode ser que uma solda tenha se soltado ou os fios internos tenham se partido, o que é comum em cabos que sofrem com impactos ou torções. Faça um teste trocando por outro cabo e veja se funciona. Na maioria das vezes em que o som não sai, essa troca é o suficiente para resolver o problema.

Aproveite para ver algumas dicas bem simples e funcionais de como conservar seus cabos de áudio. É só clicar aqui.

 

Cabo errado em uso

Um cabo errado pode ter sido instalado no equipamento. Caso você não saiba qual seria o correto, o melhor é dar uma olhada nos manuais de usuário dos seus equipamentos de áudio. Tem um jeito bem fácil e útil de evitar o uso de cabos errados, que é manter cada cabo junto com seus equipamentos sempre que forem ser guardados ou transportados. Também é uma boa ideia colocar uma etiqueta nas entradas e saídas onde fique escrito o tipo de cabo certo para aquele equipamento. Use fita crepe para fazer as etiquetas, pois elas grudam bem e são fáceis de retirar.

Cabo plugado no lugar errado

Aqui é um problema de falta de atenção mesmo… É que às vezes podemos ligar uma entrada como saída e vice-versa. Nada de preocupante com o equipamento! É mais provável que isso aconteça por causa de pressa e outros motivos que tiram a atenção.

Cabo não plugado até o fim

Se de repente você não ouve nenhum som, pode ser por causa do cabo quebrado ou porque o plug não encaixou direito até o fim na entrada do equipamento. É só dar um empurrãozinho de leve e pronto! Problema resolvido.

 

Zumbido

Esse é um problema que pode ter origem por causa de várias fatores, mas se for por causa dos cabos, é bem provável que um cabo não balanceado esteja em paralelo com outro cabo não balanceado ou até mesmo com um cabo de eletricidade. Para resolver o problema do zumbido é só cruzar os cabos em um ângulo de 90 graus. Você pode prender esses cabos com uma fita ou velcro, para que se mantenham na posição.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação