5 coisas que você faz errado com seu cabo para áudio

17 de maio de 2018 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > 5 coisas que você faz errado com seu cabo para áudio

Como ter cuidados com cabo para áudio? É fácil!

O cabo para áudio é parte importante do equipamento de som, seja de um músico, de uma banda, um palestrante, casas de show, danceterias, bares, enfim, onde tiver som! E assim como em todo o equipamento, os cabos precisam de alguns cuidados mínimos, tanto para durarem por muito tempo quanto para não te deixarem na mão.

Os cuidados básicos são muito simples, bastando enrolar os cabos do jeito certo e limpar com frequência. Mas algumas outras situações podem prejudicar seus cabos, e muitas pessoas acabam caindo nessas situações, muitas vezes por nem mesmo saberem o que estão fazendo de errado! Então, pensando na boa saúde e longevidade dos cabos de áudio, vamos agora apresentar 5 coisas que você pode fazer de errado com eles.

 

Não limpar os plugs

Os plugs são os responsáveis por criar a conexão entre o cabo em si e os aparelhos em que serão conectados. Quando os plugs estão sujos ou enferrujados, a conexão fica comprometida, e o áudio pode sair com ruídos indesejáveis, além de isso danificar ainda mais os plugs.

Limpe seus plugs com certa frequência. Caso eles estejam apenas com poeira e gordura das mãos, é só passar uma flanela seca. Já se tiver coisas grudadas que não sejam ferrugem, a mesma flanela umedecida dá conta do recado. Mas se caso tiver ferrugem, você pode tentar tirar com algum polidor abrasivo. Mas tome cuidado, porque esses produtos não devem ser usados muitas vezes.

 

Não guardar os cabos do jeito certo

Quando é a hora de guardar um cabo, algumas pessoas o fazem de um jeito que pode danificar a estrutura interna dos fios metálicos, a capa protetora externa ou as conexões dos plugs.

O ideal neste caso é guardar os cabos esticados, mas como esse jeito pode ocupar muito espaço, a saída é enrolar, mas do jeito certo, que você pode conferir como fazer clicando aqui.

 

Esticar demais o cabo

Assim como enrolar um cabo do jeito errado pode danifica-lo, esticar demais também não é uma boa prática. Pode acontecer, por exemplo, do amplificador estar longe do microfone, e ser preciso esticar o cabo para conseguir que ele se conecte. O perigo aqui é que as soldas podem se partir, para dizer o mínimo. O ideal é que o cabo tenha uma certa folga.

 

Não se preocupar com a capa protetora externa

Como o próprio nome já diz, essa capa serve para proteger o cabo. Dentro dele existem fios metálicos finos, que podem se quebrar caso a capa esteja danificada. A capa também tem o importante papel de não deixar que esses fios internos de dobrem a ponto de se quebrarem.

A capa protetora deve sem limpa sempre. Use o mesmo esquema dos plugs, ou seja, flanela seca para sujeiras fáceis de tirar, ou úmida para sujeiras mais difíceis, que estão grudadas na capa. O jeito de guardar os cabos, citado acima, também influencia na durabilidade e na proteção oferecida pela capa.

 

Usar o cabo para outras coisas que não seja transmitir o som

Sim, parece estranho, mas existem pessoas que usam os cabos de áudio para outros fins, como amarrar coisas! Dá até para entender a situação, principalmente quando o equipamento vai ser transportado de um lugar para o outro. Se não tiver cordas para prender os equipamentos de modo seguro, é só amarrar com os cabos!

O problema é que isso com certeza vai danificar o cabo, tanto pela tensão aplicada para amarrar quanto pelo atrito que será causado.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação